Questões

1. O que é o Pé Diabético?

O Pé diabético é uma consequência crónica da diabetes que se manifesta com alteração da circulação, da sensibilidade ou de ambas e que facilitam o aparecimento de feridas nos pés dos diabéticos.

 

2. O Pé Diabético tem cura?

Como se trata de uma complicação crónica, não tem cura, contudo a sintomatologia é possível de ser controlada com a ajuda do seu médico e com a sua adesão ás recomendações. 

 

3. Se eu for um diabético bem controlado, vou ter um "Pé Diabético"?

 As alterações que aparecem nessa situação decorrem mais frequentemente e mais precocemente nos doentes mal controlados. Se tiver a sua diabetes controlada, o seu pé agradece.

 

4. Depois de aparecer a ferida no pé do diabético, o risco de ser amputado é muito grande?

 A diabetes condiciona uma difícil cicatrização das feridas e, nos casos mais graves, pode acabar na amputação. Por isso, quando surge uma ferida, deve recorrer com brevidade a uma equipa de saúde, que orientará o tratamento conforme a gravidade.

 

5. Sou um diabético mas não tenho feridas nos pés. Como sei se tenho Pé Diabético?

 Pode ter já alterações da sensibilidade e da circulação que predisponham ao aparecimento de feridas. Deve ser vigiado regularmente no seu médico assistente para detectar essas alterações atempadamente. A prevenção é a melhor arma para chegar a situações extremas.

 

6. Apenas um pé é Pé Diabético? Ou são ambos?

 Ambos os pés são diabéticos isto porque a diabetes atinge pelas mesmas razões os dois pés. O comprometimento é que poderá ser maior num pé que no outro, fazendo com que um corra mais risco como no caso de um pé ter circulação mais insuficiente que o outro mas, serão sempre os dois pés diabéticos.

 

7. Como posso evitar feridas e amputações se tenho Pé Diabético?

Existe todo um conjunto de cuidados gerais, específicos com os pés e com o calçado que o diabético deve ter conhecimento e cumprir no seu dia-a-dia para que se evitem males maiores. Consulte os vídeos de ensino terapêutico que temos disponíveis no site. 

 

8. Como devo cortar as unhas se sou diabético?

 As unhas devem ser limadas com lima de cartão por cima e nas pontas de forma reta e arredondando ligeiramente os cantos. Alicates e tesouras devem ser evitados pois ferem facilmente o pé.

 

9. Posso pintar as unhas dos pés com verniz de cor estético?

 Não deve. O verniz estético não permite que a unha se oxigene por isso facilmente se deixa contaminar por fungos que causam micoses nas unhas.

 

10. Posso fazer um escalda-pés para desinfetar os pés? Ouço dizer que faz bem feito com água de eucalipto.

 Nunca deve introduzir os pés sem testar sempre a temperatura da água, que deverá ser morna, pois o pé do diabético pode ter a sensibilidade diminuída ou ausente, por isso pode sofrer uma queimadura sem se aperceber.

 

11. Tenho os pés sempre frios - Posso aquecer os pés com botijas de água quente, aquecedores, lareiras ou outras fontes de calor?

Não deve usar estes meios de aquecimento, pois diabético vai perdendo a sensibilidade a nível dos pés, não se apercebendo da temperatura excessiva e acabando por sofrer queimaduras graves sem qualquer sintoma . Deve usar meias de algodão ou lã, sem elásticos nos tornozelos.

 

12. Sinto muito calor e picadelas nos pés, principalmente à noite por isso não posso usar meias.

Essas sensações são causadas pelo atingimento dos nervos dos pés pela diabetes. Não corresponde a um verdadeiro aquecimento, por isso pode e deve usar meias. Deve consultar o seu médico assistente, pois há medicações que o podem ajudar.

 

13. Porque tenho de usar sempre meias?

O diabético tem que andar sempre de meias, mesmo durante o verão, para proteger os pés; para evitar fazer feridas quer por fricção no sapato, quer para evitar lesões provocadas por objetos que entrem no sapato.

 

14. Que tipo de meias devo usar?

Deve usar meias de algodão ou lã, sem costuras ou elásticos nos tornozelos e , preferencialmente de cor clara, pois mancha-se facilmente, denunciando uma eventual ferida.

 

15. Posso andar descalço?

O diabético deve evitar andar descalço , quer na terra/campo, mesmo em casa . Pequenos objectos tais como “ picos” podem fazer grandes feridas.

 

Para mais esclarecimentos não hesite em enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Consulta de Pé Diabético

Av. Hospital Padre Américo

Penafiel

T.: 255 714 000

E.: pediabetico@chts.pt