sábado, 22 abril 2017 11:52

Maria de Jesus Dantas, cirurgiã do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), venceu o Prémio Bial Medicina Clínica 2016.

Segundo o CHTS, o prémio, no valor de 100 mil euros, distingue o trabalho desenvolvido e os resultados obtidos pela equipa da Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético que regista a mais baixa taxa de amputação a nível nacional.

sábado, 22 abril 2017 11:48

Médica do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa conseguiu resultados inéditos no país das amputações em diabéticos. O segredo é descomplicar.

A médica Maria de Jesus Dantas ganhou o Prémio Bial de Medicina Clínica, no valor de 100 mil euros, por ter conseguido simplificar a resposta a um complicado problema de saúde. Usou vídeos, cursos de formação, plataformas de informação para doentes, aplicações nos telemóveis para médicos para melhorar o tratamento do pé diabético. E conseguiu. Em 2015, registou na consulta do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa a mais baixa taxa de sempre de amputação dita “major” em diabéticos no país, conseguindo menos de uma amputação (0,95) por 100 mil habitantes quando a taxa média nacional é de 3,4 por 100 mil habitantes.

quarta, 08 fevereiro 2017 19:14

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa tem das menores taxas de amputações do país

 

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organiza, a 9 e 10 de Fevereiro, a 3.ª edição do Curso Prático de Pé Diabético.

A iniciativa, que vai decorrer no Hospital Padre Américo, em Penafiel, tem cariz teórico-prático e é acreditada e recomendada pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, sendo dirigida a profissionais de saúde.

Da responsabilidade da equipa responsável pela Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético do CHTS, o evento decorre em dois dias, abordando questões ligadas aos Factos e números no pé diabético, Pé Neuropático, Tratamento da dor neuropática, Organização de Cuidados ao Pé Diabético em Portugal, Cuidados de Podologia e Calçado, Cuidados Gerais e de Penso e Terapia de Pressão Negativa, refere nota de imprensa.

sexta, 13 janeiro 2017 19:18

A Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético do CH Tâmega Sousa vai organizar o 3º Curso Prático do Pé Diabético, nos dias 9 e 10 de Fevereiro de 2017.

Nível de acreditação: Acreditado; recomendado.

Mais informações

 

Em spcir.com

quarta, 28 setembro 2016 07:36

A taxa é inferior a 1 por 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 5,7

 O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) apresentou, no ano passado, a mais baixa taxa de amputações de pé diabético do país, diz nota de imprensa. Nos casos de amputação total do membro inferior, os valores registados na Consulta Multidisciplinar de Pé Diabético do CHTS não chegam a um por 100 mil habitantes. A média nacional, em 2014, era de 5,7, enquanto na região Norte baixava para os 4,4 por 100 mil, explica o centro hospitalar.

Consulta de Pé Diabético

Av. Hospital Padre Américo

Penafiel

T.: 255 714 000

E.: pediabetico@chts.pt